A ORIGEM - Life Style Jiu Jitsu
Conde Koma

A ORIGEM E HISTORIA DO JIU JITSU

Sua origem secular não pode ser confirmada com precisão, porém muitas teorias apontam o aparecimento do Jiu Jitsu a centenas de anos atrás no norte da Índia.

Devido as longas distancias percorridas a pé, os monges budistas criaram um sistema de defesa pessoal baseado nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulações do corpo humano e das alavancas, evitando o uso da força e de armas para neutralizar os agressores e saqueadores.

O que se sabe é que esta arte se espalhou por toda Ásia, passando pelo Tibete, china e por fim chegando ao Japão onde foi de fato desenvolvida e refinada pelas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.

Devido ao uso de armadura no campo de batalha, golpes de soco e chute não surtiam efeito, enquanto as técnicas de queda, imobilizações e torções do Jiu Jitsu samurai se mostravam cada vez mais eficazes.

A técnica da “arte suave” era tratada como uma das mais preciosas jóias do Oriente, sendo – por decreto imperial- considerado crime de lesa-pátria ensinar Jiu Jitsu fora do Japão ou a não japoneses. Aquele que o fizesse era considerado traidor do Japão, condenado a morte, sua família perdia todos seus bens e tinham sua residência incendiada.

Durante séculos o Japão guardou as técnicas do Jiu Jitsu como prática secreta e exclusiva do país, mas foi Mitsuyo Maeda, conhecido como “Conde Koma” um japonês de baixa estatura e peso leve que deixou o Japão e passou a viajar o mundo, lutando em vários países, fazendo grandes combates e demonstrando a eficácia da técnica japonesa.

Hélio Gracie

JIU JITSU NO BRASIL

Conde Koma por volta de 1915, chegou ao Brasil e posteriormente se fixou em Belém do Pará, onde conheceu Gastão Gracie e se propôs a ensinar a ele as técnicas do Jiu Jitsu japonês. Gastão, porém, designou seu filho mais velho, Carlos, para tornar-se o aprendiz.

Carlos Gracie, após alguns anos de aprendizado abriu sua academia de Jiu Jitsu onde passava as técnicas e instruía seus irmãos mais novos na modalidade.

Mas foi Hélio Gracie, o irmão mais novo, quem começou a desenhar o que chamamos hoje de “Jiu Jitsu Brasileiro”.

Com seu biotipo franzino e anêmico, Hélio sentia muita dificuldade para realizar alguns movimentos principalmente por sua ausência de força, portanto começou a desenvolver e aprimorar as técnicas do Jiu Jitsu japonês e principalmente das partes do combate de solo, estudando cada vez mais e criando alavancas e desequilíbrios que permitiam com que ele - mesmo com suas limitações físicas - move-se adversários maiores e mais pesados.

O Jiu Jitsu passou a ser tradição para a família Gracie, que tomou como objetivo provar que eles possuíam “a arte marcial mais eficiente do mundo”.

Os praticantes do Jiu Jitsu brasileiro passaram então a desafiar toda e qualquer pessoa que duvidasse da eficácia da arte. Em diversos eventos o Jiu Jitsu se mostrou infalível contra adversários de várias modalidades. O que mais chamava atenção nos combates era a capacidade de controle dos lutadores ao imobilizar e superar adversários 40, 50 quilos mais pesados e submete-los a desistir das lutas por meio das estrangulamentos e alavancas nas articulações.

Hoje em dia a Arte Suave é um dos esportes que mais cresce no mundo, reconhecida como a forma mais perfeita de luta e tornando-se praticamente obrigatória no currículo de qualquer um que queira se aventurar no mundo das artes marciais mistas (mma).

Mas não são apenas atletas que procuram o Jiu Jitsu, as práticas desta modalidade têm sido grandemente indicadas - inclusive até pela medicina - para homens, mulheres e crianças de todas as idades, como forma de hobby para cuidar da saúde física, combater o stress e renovar as energias da mente.

Esta história continua sendo escrita por cada faixa branca que inicia nesta arte que, dia após dia, vêm servindo como veículo para levar qualidade de vida e disciplina para vida de crianças, jovens, adultos e senhores!

ENDEREÇO: AVENIDA MATEO BEI, 372, CIDADE SÃO MATHEUS, SP - SP | (11) 2017-4406 | ACOMPANHE NOSSO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS
COPYRIGHT 2016 ©LIFE STYLE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

   

Desenvolvido por G5 SEO